Rara inversão térmica ocorre no norte de Carolina nos EUA

Durante o dia, as montanhas estão mais quentes do que os vales. quando há o por do sol, o ar frio que é mais denso e está no topo começa a “descer” no vale. Com as condições exatamente certas, o ar frio se misturará com a umidade no ar para formar um mar de nuvens, apresentando uma visão notável para qualquer pessoa acordada ao nascer do sol.
As inversões térmicas podem se desenvolver em muitos lugares ao redor do mundo.

Fonte: BBC

Na troposfera, camada da atmosfera que está entre a superfície e aproximadamente 13 quilômetros de altura, a temperatura do ar diminui à medida que a altura aumenta. Na inversão térmica, essa característica muda: fica mais quente à medida que você sobe a atmosfera.

Durante a inversão térmica, o ar frio afundando nos vales durante a noite mistura-se com a umidade e forma a névoa. Há uma grande quantidade de umidade em todas as montanhas Blue Ridge no oeste da Carolina do Norte. As chuvas periódicas, a alta umidade relativa e uma paisagem que abrange os corpos naturais de água como os lagoas, rios e riachos são os fatores que contribuem para este fenômeno.

Fonte: BBC

Fonte: http://www.bbc.com/travel/gallery/20171119-north-carolinas-thermal-inversion-and-rare-sea-of -clouds

Compartilhe

Comentários